sexta-feira, 23 de setembro de 2011

INCONSCIENTE OU SUBCONSCIENTE - POST 79


INCONSCIENTE  ou  SUBCONSCIENTE  



Consciência é uma qualidade da mente , que pertence à psique humana , abrangendo  qualificações tais como subjetividade , auto-consciência , sentiência , sapiência e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente .

A etimologia da palavra ciência vem do latim scientia = "conhecimento" e verbo scire "saber" . Consciência significa  literalmente ,   " com o conhecimento " .

Inconsciente ou  subconsciente  em um sentido amplo ,  é o conjunto dos processos mentais que se desenvolvem sem participação  da consciência .

Inconsciente Coletivo , segundo o  psiquiatra suíço Carl Gustav Jung ( *1875 + 1961 )  é a camada mais profunda da psique , constituída pelos materiais  que foram herdados , e  que seriam comuns a todos os seres humanos. É nessa camada do inconsciente que todos os seres  humanos são iguais. A existência do inconsciente coletivo não depende de experiências individuais ( inconsciente pessoal ) , porém  como é latente ,  precisa das experiências reais para manifestar – se .


Nenhum comentário:

Postar um comentário