terça-feira, 20 de setembro de 2011

LAMARCKISMO POST 58



LAMARCKISMO

Texto :

“O Lamarckismo com o tempo , cedeu lugar ao Darwinismo” .

Que é Lamarckismo ?

 Lamarckismo é uma teoria evolucionista do naturalista francês  Jean – Baptiste De Lamarck ( 1744 – 1829 ) . Antes dele acreditava –se que as espécies eram imutáveis .

 Segundo Lamarck a evolução das espécies depende de 2 fatores fundamentais :

 Lei de Lamarck : do uso e desuso dos órgãos


 Os órgãos  evoluem  conforme suas necessidades e quando são muito utilizados desenvolvem-se , mas   em desuso,  se atrofiam . As aves que viviam no mar  teriam se tornado pernaltas pelo esforço que faziam para esticar as pernas .
As girafas, antigamente , tinham pescoços bem menores que o das girafas atuais e que, por isso ,  tiveram  que esticá – los  repetidamente para alcançar as copas das árvores e se alimentar , o que teria causado um alongamento .





2ª Lei de Lamark : da herança dos caracteres adquiridos

 Todas os caracteres das alterações adquiridas por um indivíduo são repassados aos seus descendentes através de uma herança hereditária . As cobras ,  possuíam ancestrais com pernas , mas como estas começaram a atrapalhar , as outras gerações nasceram sem elas .
As crias das girafas herdaram o pescoço comprido dos pais que  o desenvolveram quando comiam  as  folhas das árvores mais altas. Assim  surgiriam as novas espécies , que na verdade nada tem de novo , são apenas alterações das já existentes , meros desvios na linha evolutiva.










Nenhum comentário:

Postar um comentário