segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ORWELLIANO - POST 25

ORWELLIANO



Texto :



“ A vida naquele país lembra um mundo orwelliano”.

Isto quer dizer que ali há :



1 – democracia ,

 2 – regime ditatorial oligárquico .



Resposta correta : # 2



Que significa “orwelliano” ?



Geralmente ,  o termo  "orwelliano" é usado como adjetivo pejorativo, para evocar o repressivo  terror totalitário , a falsificação da história por meio da mentira organizada  e manipulação .

George Orwell ( pseudônimo de Eric Blair , * 1903 , + 1950 ) publicou em 1949  seu famoso romance “1984” ,  contando  uma história sombria e pessimista de como ele imaginava a vida no futuro, nesse ano .

“1984” , retrata o cotidiano de um regime político totalitário instituido  por   uma sociedade oligárquica coletivista  capaz de reprimir e esmagar   quem a ela   se opuser . No ditatorial regime político ficcional do livro , o governo fiscaliza e interfere  na vida de todos os cidadãos , anulando todos os direitos  individuais   .










Um comentário:

  1. Na verdade, esse post é um exemplo perfeito do significado de “orwelliano”. Por conta do governo controlador e cruel descrito por Orwell, o adjetivo “orwelliano” é frequentemente usado simplesmente com o sentido de governo autoritário e intrusivo. Mas usar o termo “orwelliano” neste sentido não somente falha em transmitir a verdadeira mensagem de Orwell como arrisca fazer precisamente o que ele tentou nos alertar contra. Um de seus mais profundos insights foi a importância da linguagem na formação de pensamentos e opiniões. O governo descrito em “1984”, distorce palavras e conceitos de forma a desencorajar pensamentos críticos. Por exemplo, o ministério que promove a guerra é chamado de “Ministério do Amor”. Assim, oferecer essa definição equivocada do termo “orwelliano” é ser exatamente “orwelliano”.

    ResponderExcluir