quinta-feira, 22 de setembro de 2011

QUEM INVENTOU A GUILHOTINA ? - POST 67



QUEM INVENTOU A GUILHOTINA ?



A  guilhotina é um instrumento mecânico  utilizado para aplicar a pena de morte por decapitação .

No primeiro modelo  de guilhotina havia uma lâmina horizontal . Foi o dr.  Louis , célebre cirurgião francês  que preconizou  em  1792 ,  a construção de um aparelho com  lâmina oblíqua , única maneira de matar  os condenados com  rapidez , o que era impossível com uma lâmina horizontal .

Foi o médico francês Joseph - Ignace Guillotin (1738-1814) que , em 1789 , durante a Revolução Francesa  sugeriu a volta do  uso deste aparelho na aplicação da pena de morte por considerá-lo mais humanitário  que a decapitação com um machado ,  evitando o desnecessário e prolongado sofrimento do condenado .

Portanto , ele não foi o inventor desse aparelho  -  como habitualmente se diz  -  usado desde  muito tempo antes .  Guillotin , na verdade, apenas sugeriu sua volta na Revolução Francesa  ( 1789 – 1799 ) , por razões humanitárias .

A indevida associação do nome do médico com a guilhotina envergonhou a sua família  que pediu ao governo francês para renomeá - la  ; diante da recusa , seus familiares  mudaram o sobrenome da própria família .



Enquanto o Dr.Guillotin  não inventou a guilhotina , seu nome tornou-se   para ela um epônimo ( personagem cujo nome fica associado a alguma coisa , lugar , época, etc . ) .












Nenhum comentário:

Postar um comentário